Na quarta-feira passada, assisti a um reportagem na SIC, sobre pessoas dos EUA, que tinham memórias autobiográficas superiores, que não se esqueciam de coisas que a maioria de nós, não se recorda minimamente.
As pessoas, que têm a chamada "memória prodigiosa", são muito poucas no mundo. No entanto, estas pessoas com “memória superior”, recordam por exemplo, com precisão, momentos bons e maus, o que almoçaram ou jantaram à alguns anos atrás, lembram-se de datas de séries e programas televisivos, de vários acontecimentos, de quando choveu ou quando fez sol...
Os neurocientistas, tentaram obter resposta, para o motivo destas pessoas terem uma capacidade de memorização maior do que a maioria.
Com a ajuda de inquéritos e de exames médicos, tentaram encontrar resposta na estrutura do cérebro. Chegaram à conclusão que o lobo temporal, onde nós guardamos memória, nessas pessoas é ligeiramente maior, mas as secções do núcleo caudado, são cerca de 7 ou 8 vezes maiores do que o normal.
Estes cientistas, desconhecem o motivo do desenvolvimento detectado no cérebro destas pessoas.
Estas pessoas com “memória superior”, têm normalmente, comportamentos obcessivo-compulsivos.Por coincidência, o que é também é estranho, é o facto dos três homens, serem esquerdinos.
Deixo-vos o link da reportagem, para quem se interessou com o assunto:
Sem comentários:
Enviar um comentário