quarta-feira, 18 de maio de 2011

Martha Graham










Conheci Martha Graham, coreógrafa norte-americana, precisamente quando fez 117 anos e por isso mesmo no seu aniversário foi anunciado no Google de um logótipo realizado pelo animador Ryan Woodward, que trabalhou com a companhia de bailado de Martha Graham em Nova Iorque, de forma a homenagear o seu talento e como, na altura, me despertou algum interesse comecei a pesquisar um pouco mais sobre esta figura que era na verdade uma grande dançarina artística.


Nasceu em 11 de Maio de 1894 e morreu com 96 anos, em 1 de Abril de 1991.


O seu modo de dançar era extraordinário e invulgar e por isso mesmo cativou muitas pessoas em todo o mundo.


Entrou no mundo da dança aos 17 anos, subiu ao palco durante mais de 60 anos e foi dançarina e coreógrafa por mais de 70 anos da sua vida, causando assim, uma grande influência na dança moderna.


Muitos consideram Martha Graham como a mãe da dança Americana, por uma dançarina honesta, imprevisível, invulgar e pelo seu estilo de dança livre e espontâneo.


Fundou ainda a Martha Graham Dance Company, uma das academias mais antigas dos EUA.


Ao longo da sua carreira fora sempre muito homenageada e recebera também alguns prémios como: Prémio Honorário do Kennedy Center em 1979, Medalha Presidencial da Liberdade em 1976 e ainda Medalha Nacional das Artes em 1985.


A sua última actuação ocorreu em 1968, com 74 anos.



Aconselho-vos a verem uma das suas actuações, vale a pena :)

Sem comentários: