O husky siberiano é uma raça antiga de aspecto primitivo, apesar de ser um cão também assemelha-se a um lobo. Esta raça de cães nórdicos sobressai pela beleza física e pela energia que dispõe.
São cães também utilizados para puxar trenós.
- Aspecto
O husky siberiano tipicamente possui uma estrutura física musculosa e são fortes comparados com outros cães do mesmo porte.
Eles têm uma densa camada dupla de pêlo que tem uma variedade de cores e padrões.
Tem as pernas e as patas brancas, manchas no rosto e no resto do corpo menos a ponta da cauda que é branca. As cores mais comuns são branco e preto, branco e cinza, branco e vermelho cobre, e branco puro. Os seus olhos são predominantemente azuis, mas também de outras cores como castanhos ou verdes.
- Temperamento
São muito carinhosos e atenciosos, entretanto precisam de gastar as suas energias par não serem um problema para os seus donos.
Normalmente são dóceis e afeiçoados ás pessoas, eles possuem um grande instinto de caçador e podem matar gatos, coelhos, galinhas, pássaros, etc. Não têm um comportamento agressivo perante outros cães, mas se forem atacados lutam ferozmente.
- Saúde
São cães regularmente saudáveis e podem viver entre 11 a 15 anos.
Normalmente os seus problemas de saúde são dos olhos como catarata, glaucoma, entre outras, mas também têm outros problemas como alergias e cancro em animais mais velhos.
- Cuidados
O husky é um cão muito peludo e na é poca da muda de pêlo, que cai muito, vai precisar de ser escovado frequentemente.
- Adequaçao climática
Apesar de as suas origens serem nódicas eles podem viver noutra zona climatérica, contudo é necessário tomar alguns cuidados especias quando o calor é excessivo.
Estes cães parecem ter uma verdadeira satisfação em estar em meios de temperaturas baixas.
Sem comentários:
Enviar um comentário