A violência protagonizada pelos jovens nas escolas é uma realidade inegável.
Devido às exigências, as famílias muitas vezes não dão a sua função educativa, delegando-a à escola. No meio de toda esta confusão, estão as crianças, que, actuam conforme aquilo que observam.
Na cultura juvenil podem-se observar características muito comuns, tais como:
- A busca de identidade, procurando diferenças contrárias à geração antecedente.
- Os jovens possuem uma série de capacidades e de ideais para criar e canalizar ideias inovadoras que fazem mudar a ordem da realidade já existente;
- Os jovens são os grandes consumidores dos meios informáticos e audiovisuais, sobretudo Internet, jogos por computador, televisão e música. A televisão é um dos meios que mais violência difunde e a criança ou jovem
- Muitas crianças vêem televisão e jogam jogos de carácter lúdico duvidoso, sem qualquer supervisão das figuras parentais. Constroem as suas personalidades de acordo com o que observam.
As principais causas são:
- A Família. É neste núcleo que as crianças e jovens adquirem os modelos de conduta que exteriorizam. A pobreza, violência doméstica, alcoolismo, toxicodependência, promiscuidade, o divorcio, ausência de valores, detenção prisional...
- Os alunos. Muitas vezes a raiz do problema não se centra na educação. O jovem apresenta problemas que deveriam ser direccionados para a saúde mental infantil e adolescente, para a protecção social ou até judicialmente.
- A escola. No passado, e ainda hoje se regista, alunos com menos capacidades intelectuais são esquecidos no fundo das salas de aula. Ao fazê-lo, criam actos de revolta por parte daqueles que legitimamente se sentem marginalizados.
2 comentários:
Ola minha Linda ..
Gosto muito do teu post ,
tem muito sentido, porque hoje em dia existe muita violencia nas escolas e por muitos que as pessoas ( professores , empregados ) tentem mudar isso é bastante dificil .
Parabéns!
Actualmente, é muito difícil terminar com a violência infelizmente.
=)
Enviar um comentário